Passos para começar a investir

Falar de investimentos no Brasil popularizou e virou moda dizer que a poupança não é o melhor investimento (e realmente talvez não seja), mas em um país repleto de inadimplentes, não é difícil entender que ganhar um por cento ou mais ao dia faça tanto sucesso e, de repente, descobre-se muitos caíram no "golpe do momento".

A gente quer dar grandes passos e se esquece dos pequenos. Nesta visão a poupança não parece um mau investimento, mas sim um sonho para muitas pessoas.

Acontece que colocar a carroça na frente dos bois parece mais interessante! Se você quer aprender a investir primeiro tem que aprender a pagar às dividas e a poupar (poupar é diferente de investir), mas mais importante que aumentar (rendimentos) é manter, e isso não tem só a ver com dinheiro, mas vamos nos limitar a isso...

Hipoteticamente dá para entender agora porque ganhar muito e rapidamente se torna mais interessante que a preocupação e responsabilidade em manter o principal. Na verdade a visão é de que o que deveria ser a reserva torne-se o principal e de conta não só de pagar às dívidas, mas também de enriquecer.

O mundo dos investimentos não é tão simples como nos filmes, porém não tão difícil como parece. Talvez depois deste post eu seja criticado (se houver algum crítico) que eu sou o defensor da poupança e da renda fixa, longe disso, eu só sou a favor do bom senso.

Eu só quero que antes de mandar o seu chefe embora para abrir o próprio negócio, como você já deve ter ouvido em algum programa, treinamento e etc, ou largue tudo para viver de trader você tenha tido a consciência dos pequenos passos necessários para tomada dessa decisão de forma segura, confortável e principalmente coerente.

E quais são esses passos? Essas são algumas coisas que eu acredito serem necessárias para quem quer começar. Se pergunte:

Se ainda tiver dívidas. "Como eu posso quitá-las e deixar de ser devedor para me tornar poupador/investidor?" (Em breve eu vou fazer um post só sobre isso).

"Eu já tenho uma reserva de emergência?"

A reserva de emergência é um valor investido em uma aplicação segura que representa em torno de 6 a 12 meses de orçamento mensal (não estou falando do seu carro, nem de outro bem que você tenha que vender).
Você já se perguntou?
 "Quanto tempo eu consigo viver (sem se desfazer dos meus bens, sem mudar meu padrão de vida, sem depender do governo),se algo acontecer e eu não tiver mais nenhuma fonte de renda."

Eu sou a favor da mudança de mentalidade para construção do sucesso e da riqueza, acredito que antes de aprender a andar eu engatinhei. 

Com tudo isso eu ainda sou capaz de dizer que não importa a sua condição atual, você pode começar de onde está e com o que tem, e nas próximas postagens eu vou dizer como,  mas tenha consciência de uma coisa, há não ser que você seja um paranormal, tenho certeza que sendo humano você não nasceu pilotando um avião.

(Autor Cleber Benvindo - Proibida a reprodução sem autorização prévia)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe a diferença entre a poesia e o poema?

4 formas de acumular pontos

Expressão “mãe coruja” tem origem em fábula