Controlando o tempo e a vida em 5 passos

Tempo assim como dinheiro, se você não controla, quanto mais você tem, mais você gasta! Se você diz que não tem tempo para algo que gosta pode haver apenas uma razão: esse compromisso ainda não é uma prioridade em sua vida.

Assim como gastar "é ou pode ter sido" uma prioridade nos últimos anos ao invés de acumular. Então como fazer mais com menos tempo?

Você tem uma agenda? Se não tem este é o primeiro passso. E não precisa ser aquelas gigantes de antigamente, hoje em dia existem diversos aplicativos, talvez muitos atualmente nem sabem o que é isso, mas se você ainda é familiarizado com o papel, let's go!

Segundo passo: defina prioridades. Se algo não for realmente importante para você, você não irá fazê-lo.
Sabe aquela uma hora que você passa na frente do computador/celular ou TV?

Você diz que não tempo pra academia? E aquela uma hora que você passou olhando a vida dos outros? Poderia ter usado cuidando da sua, se isso fosse uma prioridade, é claro!

Terceiro passo: diga não! Steve Jobs afirmava que isso chama-se: foco.

Agora que você tem agenda defina um tempo para cada coisa, quando alguém disser, "vamos para o bar agora" você diz, deixa eu ver minha agenda, parece estranho né?, mas confie, se você deveria estar em outro lugar e não no bar, diga: não! Você precisa ter um tempo, inclusive para se divertir, mas  parafraseando um versículo bíblico:"há um tempo para todas às coisas debaixo do céu".

Quarto passo: Relaxe! Defina tempo para cada coisa, mas o inesperado acontece até mesmo com tudo planejado, mas sabe de uma coisa, quando você planeja sua vida, fica mais fácil de resolver qualquer problema, inclusive imprevistos!

Quinto passo: A vida é uma festa! Viagem, férias, passeios devem estar inclusos na sua agenda!

Vantagens: quem programa as coisas com antecedência não fica a mercê dos outros, atendendo solicitações externas sempre, deixando de viver a própria vida e a própria história, muitas vezes o seu tempo tem sido gasto com coisas que não são suas, talvez que você nem queira fazer, ou talvez se tivesse coragem de dizer não, porque você foi aceitando tudo, empurrado, acumulou funções e quando viu, pode estar vivendo a mercê e a vida dos outros.

Que tal fazer essas pequenas mudanças, controlar o seu tempo e colher resultados hoje mesmo?

Cleber Benvindo, jornalista

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você sabe a diferença entre a poesia e o poema?

4 formas de acumular pontos

Expressão “mãe coruja” tem origem em fábula